Funcionamento regular de postos evita congestionamento em hospital
A ampliação dos serviços e das Unidades de Saúde da Família (USF) em Canavieiras é uma ação estratégica que visa melhor atender a população e priorizar o atendimento no Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco para os casos de urgência e emergência. Para que esse sistema funcione, todas as unidades de saúde contam com atendimento médico e de enfermagem.
De acordo com a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, as unidades de saúde são implantadas próximas às residências e ao trabalho das pessoas, com a finalidade de garantir um acesso de qualidade aos serviços de saúde. “O objetivo da atenção básica é estar mais próxima da população”, diz Roberta.
Segundo o prefeito Almir Melo, a saúde foi eleita como uma das prioridades do Governo da Reconstrução e foram empregados recursos financeiros e profissionais para que esse setor voltasse a prestar um bom serviço. “Reconstruímos o hospital municipal, que se encontrava praticamente fechado, bem como toda as unidades de saúde”, ressalta Almir Melo.
Atualmente existem em Canavieiras oito equipes de Saúde da Família, sendo sete delas implantadas na zona urbana e um na zona rural, além do atendimento semanal realizado por duas equipes médicas e de enfermagem. Todo esse trabalho é complementado por 84 agentes comunitários de saúde, que realizam visitas domiciliares mensais em toda a zona urbana e parte da área rural.
As Unidades de Saúde da Família oferecem uma diversidade de serviços que são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo acolhimento, consultas de enfermagem, médica, saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas e visitas domiciliares. Também são realizadas atividades em grupo nas escolas, associações, e outras entidades.
Dentre os programas que são realizados nas Unidades de Saúde da Família estão o pré-natal, desenvolvimento da criança, hipertensão e diabetes (hiperdia) e planejamento familiar. Ainda são feitos procedimentos a exemplo do exame preventivo (papanicoleu), teste do pezinho, teste rápido para HIV e sífilis em gestantes, verificação de pressão arterial e glicemia, verificação de peso do Programa Bolsa Família e administração de vitamina A.
Após ser atendido na Unidade de Saúde da Família, o paciente poderá ser encaminhado, caso necessário, para ser atendido por especialistas no Centro Médico, Hospital Municipal ou nos demais centros de atendimento. Existem, ainda, situações em que o paciente é encaminhado para atendimento em outras cidades, através da Central de Regulação e Tratamento Fora do Domicílio (TFD).